BULA FDG (18 F) Fludesoxiglicose (18 F). MS 1.3030.0001 

 

INDICAÇÕES: este medicamento é destinado para diagnóstico por imagem através de Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) em oncologia, cardiologia e neurologia. 

 

CONTRAINDICAÇÕES: não deve ser usado em caso de alergia ao princípio ativo ou a qualquer outro componente da fórmula.

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES: o radiofármaco, por ser um medicamento injetável e radioativo, deve ser manuseado apenas por profissionais qualificados. Cuidados devem ser tomados quanto às práticas assépticas e normas de segurança radiológica visando reduzir a exposição dos profissionais e pacientes à radiação. Para reduzir a exposição da bexiga à radiação, manter o paciente hidratado e orientado a esvaziar a bexiga frequentemente após a injeção, seguindo os devidos cuidados de higiene para evitar a contaminação externa.
O FDG (18 F) não é recomendado durante a gravidez (categoria de risco C). 

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS: devem ser evitados cafeína, álcool e todos os medicamentos que modificam os níveis de glicose sanguínea, uma vez que podem afetar a sensibilidade do exame (corticosteróides, ácido valpróico, carbamazepina, fenitoína, fenobarbital assim como outros antiepiléticos e catecolaminas) realizado com fludesoxiglicose (18 F).
 

 

 

 

POSOLOGIA E MODO DE USAR: este medicamento é radioativo e de administração endovenosa, restrito a hospitais e clínicas especializadas. A dose recomendada do radiofármaco FDG (18F) injetável para um adulto (70 kg) é de: 5MBq/kg de massa corporal para sistemas 2D – oncologia - 2,5MBq/kg de massa corporal para sistemas 3D – oncologia -185 a 555MBq para aplicações em cardiologia -185 a 740MBq para aplicações em neurologia. (Fonte: guia da Sociedade de Medicina Nuclear e Imagem Molecular – SNMMI). 
 
REAÇÕES ADVERSAS: as reações adversas provocadas pelos radiofármacos são eventos raros. Na sua maioria são reações alérgicas, que incluem sintomas clínicos variados como febre, rubor, náusea, erupções urticantes e eritematosas. A administração do radiofármaco pode causar dor ou irritação localizada no ponto de administração do produto.

  • Instagram - R2IBF
  • Facebook - R2IBF
  • LinkedIn - R2IBF